
Finalmente a Adobe liberou um dos aplicativos mais esperados do ano de 2010. O Photoshop CS5, software padrão da indústria quando se fala em tratamento e manipulação de imagens, aparece com inovações de interface e ferramentas quase inimagináveis.
Conhecido principalmente graças à criação de imagens publicitárias e de moda, o Photoshop é útil para diversas áreas, como a fotografia. Claro que é possível consertar muita coisa através do aplicativo, porém em termos de imagem fotográfica, o ideal é ter o máximo de qualidade já na captura e utilizar o programa apenas para acertar detalhes.
Porém, as novas ferramentas desenvolvidas pela Adobe para esta versão trazem facilidades até então impossíveis sem muitas horas de trabalho de um tratador experiente, colocando ao alcance dos simples mortais – ou ao menos daqueles que têm condições de pagar os quase 700 dólares pelo aplicativo – os efeitos vistos em revistas e anúncios de publicidade.
As grandes novidades
Se você acompanhou os artigos que o Baixaki publicou sobre toda a tecnologia envolvida no novo Photoshop, é provável que você tenha visto os vídeos de demonstração das duas grandes vedetes do lançamento: o "Content-aware Fill" (ou preenchimento considerando o conteúdo) e o "Refine Edge" (ou refino de margem).
Porém, esses vídeos são feitos pela Adobe, com máscaras criadas especialmente para aquelas imagens, e sem grandes limites de tempo para a criação, permitindo – naturalmente – excelentes resultados. Assim, a iniciativa de marketing da empresa se firmou sobre essas demonstrações.
Para conferir se na “vida real” o software se comportaria com a mesma qualidade, o Baixaki criou – e você assiste a seguir – vídeos utilizando ambas as ferramentas em uma foto de banco de imagem. Talvez você já a tenha visto em algum artigo mais antigo no site e portanto tem certeza que não é uma imagem “especial” para a demonstração abaixo.
PhotoPlus 6.0

PhotoPlus é um editor de imagens repleto de funções com qualidade para você personalizar suas fotos e deixá-las ainda mais lindas. Espinhas, olheiras, olhos vermelhos e diversos outros pequenos detalhes podem ser removidos com o auxílio desta ferramenta. Para quem deseja ficar sempre bonito nos álbuns do Orkut, por exemplo, vai adorar os recursos disponíveis.
Como todo e bom editor de imagens, o programa oferece recursos básicos para a alteração de brilho e contraste. Com um método extremamente simples, estes ajustes são feitos com Barras de Regulagem, nas quais você pode aumentar ou reduzir o nível desta aplicação. No mesmo estilo do Paint, PhotoPlus também oferece recursos para criação de desenhos livres. Por meio de opções no menu lateral, pode-se selecionar pincéis, espessuras e cores para soltar a imaginação e fazer ilustrações brilhantes.
Aplique filtros e enfeite suas fotos
O programa oferece vários filtros para você inserir em suas imagens. Efeitos de distorções, imagens fora de foco, mosaicos, areia entre outros podem ser utilizados com simplicidade. Basta clicar em “Image”, na Barra de Ferramentas, e escolher um dos filtros. O site do desenvolvedor disponibiliza outros plugins com filtros gratuitos para você baixar e utilizar no editor. Clique aqui, pesquise aqueles que lhe interessarem e faça o download.
Ferramentas para redimensionamento do tamanho em pixels das imagens, coloração, alteração de saturação, gama, rotação e muito mais estão disponíveis no PhotoPlus. Com ele, você pode trabalhar de maneira profissional e brincar com todas as suas fotografias.
RealWorld Photos 2008.1

RealWorld Photos é um editor de imagens replete de recursos, de fácil utilização e que possui suporte para filtros do Photoshop (arquivos com extensão 8BF).
Destacando-se pela grande capacidade de edição que possui, este programa será bastante útil para quem gosta de fazer alguns retoques em suas imagens, mas acha programas como Photoshop, o Paint.NET e o GIMP complicados demais para suas pretensões gráficas.
Modifique suas imagens
Segundo os desenvolvedores do programa, o RealWorld Photos é capaz de modificar imagens JPG mantendo sua qualidade original, além de possibilitar alterações em massa como redimensionamento, remover saturação, controle de contraste e muito mais.
Editando suas fotos
Com certeza, a finalidade principal deste programa é editar imagens. Para isso, você só precisa arrastar um arquivo de imagem sobre ele para que este seja carregado e possa ser alterado. O programa trabalha com camadas, o que facilita em muito a aplicação de efeitos em suas imagens.
Ao lado direito da tela você encontrará um menu bastante importante, a partir do qual você poderá editar, criar, duplicar e apagar camadas (“Layers”), escolher e alterar cores e níveis de opacidade(“Colors” e “Swatches”), definir as características das ferramentas de desenho (“Drawing Tool”), além de fazer alterações quanto ao tipo de preenchimento ("Fill Style") a ser realizado na imagem.
Ferramentas
A barra de ferramentas do RealWorld Photos, presente no topo da janela do programa, é cheia de recursos. Através dela você poderá realizar praticamente tudo que o programa é capaz. Lá serão encontradas ferramentas para seleção e recorte, escrita, pincel, desenho de linhas e de formas geométricas, preenchimento, remoção de olhos vermelhos, carimbo, retoque e mais uma dezena de outras opções.
O programa suporta ainda a inserção de máscaras nas camadas e imagens, a aplicação de alguns efeitos, ajuste de níveis de cores, transparência, escala de cinza, saturação, brilho, contraste, redimensionamento e remoção de bordas. Além disso, o programa possui ainda opções para regulamentação automática, dando mais praticidade para quem quer uma alteração rápida e com pouquíssimo trabalho.
Desenho
Como já foi citado anteriormente, o RealWorld Photos possui diversas ferramentas e para desenho não poderia ser diferente. Além de pinceis e linhas o programa possui algumas opções específicas para quando você selecione uma ferramenta de desenho geométrico ou de preenchimento com a lata de tinta.
É possível escolher realizar desenhos com dégradé, texturas, opaco, preenchido, com ou sem borda (o tamanho desta também pode ser definido pelo usuário). Desta forma ficará bem simples preencher espaços selecionados, sem que para isso você tenha muito trabalho.
Filtros de Photoshop
Se você acha que o RealWorld Photos possui poucos efeitos e filtros (o que realmente é verdade, principalmente se comparado com o GIMP – outro editor de imagens gratuito), saiba que isso não é um problema. Basta que você encontre na internet filtros do Photoshop – com extensão 8BF – e eles poderão ser utilizados por este programa. Para isso, clique em Ps-filter > Manage Filters e então arraste para lá os filtros desejados.
CorelDRAW Graphics Suite X5 15.2.0.661

Um dos programas mais conceituados do mercado para criação de elementos gráficos acaba de ganhar uma nova versão. O Corel Draw chega a sua 15ª versão trazendo muitas novidades e mostrando que não quer ficar pra trás dos seus concorrentes.
Tradicionalmente, as versões ímpares do programa são as que mais apresentam novidades e recursos para os usuários, cabendo às pares apenas alguns complementos e melhorias. Mais uma vez o programa mantém a tradição trazendo melhorias consideráveis em relação à anterior.
A empresa acaba de disponibilizar para download a versão completa do programa. Gratuitamente você pode testar o aplicativo por 15 dias. Após esse período é preciso adquirir a licença do programa para continuar utilizando todas as suas funcionalidades.
O Corel X5 também cresceu em tamanho. Desta vez o aplicativo tem pouco mais de 500 MB para download e requer do usuário um espaço livre em disco de ao menos 1GB. É recomendável ainda que você tenha um bom processador em sua máquina – um Dual Core é requisito mínimo.
A interface do aplicativo traz poucas novidades. As ferramentas laterais e menus superiores foram mantidos e nesse quesito quase não há novidades. No entanto, alguns sistemas inteligentes de trabalho e um novo perfil de gerenciamento de cores são alguns dos destaques desta versão.
Organização da Área de trabalho
Uma grande novidade desta versão é o sistema Corel Connect. Com ele é possível configurar um perfil de Área de trabalho e salvá-lo online. Assim, se você precisar retomar o trabalho em outro computador, pode fazê-lo sem problemas desde que, é claro, a nova máquina também possua a versão X5 instalada.
Entre os elementos que podem ser acessados online estão: gráficos, imagens, templates e, principalmente, fontes. A novidade deve auxiliar muito usuários que trabalham com impressão gráfica, já que deixa de ser necessário incorporar uma fonte (curvas), basta apenas acessá-la online.
Modo de gerenciamento de cores redesenhado
Uma das maiores reclamações dos usuários do Corel sempre foi o seu perfil de cores. Os modos de visualização, em geral, ficavam distantes do resultado final da impressão de um material ou mesmo da compatibilidade com outros aplicativos.
Para a versão X5 ele foi completamente redesenhado. O resultado disso é uma paleta de cores muito mais fiel às expectativas dos usuários e com suporte para perfis de cores PANTONE, garantindo que o que está sendo visto na tela é exatamente o que será impresso.
Ferramentas para web e animação gráfica
Nesse quesito o Corel X5 também apresenta novidades em suas ferramentas. Os itens para desenho estão mais apurados, ou seja, é possível perceber mais detalhes em cada pixel com um novo modo de visualização ainda mais aproximado.
Uma nova caixa de diálogo permite ao usuário comparar diversos perfis de cores e formatos de compactação antes de exportar os arquivos. Assim é possível encontrar um meio termo entre qualidade de resolução e tamanho reduzido de arquivo final.
Velocidade otimizada e suporte touchscreen
Embora esteja mais pesado, o funcionamento do programa não foi comprometido. Em tarefas mais simples é sensível a melhoria na velocidade de desempenho do aplicativo, já que há um sistema que identifica a capacidade de processamento e adapta o funcionamento à quantidade de processadores.
Como o touchscreen parece ser uma das principais tendências do momento há suporte para esse estilo no Windows 7. Além disso, as versões touch para Windows Vista e XP também foram melhoradas.
Tutorial e fontes
O modo tutorial do programa também deve agradar bastante aos usuários, principalmente iniciantes no programa. Na versão X5 há muitos vídeos disponíveis ensinando algumas das funções mais básicas, como criação de logomarcas, folders e cartões de visita. Para aqueles que procuram novidades em termos de fontes, uma boa notícia: a nova versão do aplicativo traz um pacote com mais de mil já instaladas.
Compatibilidade
A compatibilidade de arquivos do Corel X5 também foi aprimorada. Assim arquivos PDF, JPG, PNG, EPS, AI, TIFF, PSD e DOCX podem ser importados ou exportados com muita facilidade, bastando para isso salvá-los em uma das extensões em questão.
Photoshop.com 1.0

O Photoshop.com reúne em um único aplicativo online as principais ferramentas de edição básica do Photoshop e diversas características de organização e compartilhamento de imagens.
Integrado com ferramentas como o Flickr, o Facebook, o Photobucket e o Picasa, a suíte online da Adobe oferece várias funcionalidades. Desde correções básicas como o ajuste de cor, níveis e exposição, passando por retoques finos até chegar em edições divertidas das imagens carregadas para o site, tudo isso é possível.
De cara e usabilidade nova
A utilização do Photoshop.com é simples, com menus claros e uma interface bem diferente da esperada. Até por ter o nome Photoshop, imagina-se que o aplicativo online seria parecido com seu parente instalado, mas não é isso que acontece.
Após cadastrar sua conta Adobe – necessária para salvar qualquer alteração que você faça em alguma foto – o aplicativo dá a opção de carregar fotos para o site no link “Upload Photos”, de se conectar com sites de compartilhamento e armazenagem de imagens, e entrega uma barra de novidades à esquerda da tela.
Acessando a sua biblioteca, um enorme botão verde aparece no canto superior esquerdo, para que você envie fotos de seu computador para o serviço. Abaixo do botão de upload, a barra de biblioteca mostra as fotos que você armazenou no site e os serviços que você pode sincronizar com o Photoshop.com. Aqui você consegue visualizar as miniaturas pequenas ou médias de cada foto, ou então ter apenas uma imagem de cada vez na tela.
Depois de escolher – seja na biblioteca de imagens carregadas ou nos serviços sincronizados – a imagem que você quer alterar, clique no botão “Edit” na barra inferior da tela. O painel de edição ocupará o lugar da Barra de biblioteca, mostrando as ferramentas disponíveis para uso. Praticamente todas as ferramentas são aplicadas através de miniaturas de visualização, para você ver o efeito de cada alteração antes de aplicá-la.
Após terminar a edição, a versão final pode ser salva substituindo o original clicando em “Finish”. Para salvar a versão final sem perder o original, terminada a manipulação, salve uma cópia - através do comando “Save Copy” - da imagem, e depois disso clique em “Reset”, que levará a imagem de volta ao original, para só então clicar em “Finish”.
Cuidado nunca é demais
Um cuidado deve ser tomado ao realizar a manipulação das imagens. Caso você esteja editando uma figura do Flickr ou de qualquer outro site e não uma localizada na sua galeria do Photoshop.com, ao salvar a imagem no botão “Finish”, ela substituirá o original existente no site, e não há maneira de salvá-la diretamente para sua biblioteca. Para poder alterar a imagem sem arriscar o original do site, é necessário transferi-la para a biblioteca antes de começar a edição, arrastando-a para o link All Photos.
Compartilhando sua arte
Existem também outras possibilidades dentro do Photoshop.com, como enviar as fotos por email, ligá-las a um site através de códigos HTML por meio do comando “Link” ou publicar um álbum público para a comunidade de usuários do serviço no botão “Publish”. A edição de metadados também é possível, com a capacidade de adicionar descrições e tags às imagens a partir da biblioteca.
Renovação do serviço
Na última atualização da Adobe para seu serviço de edição de imagens online alguns tópicos ganharam potencialidades. O Express Editor, responsável pela manipulação das imagens, apesar de não apresentar novos recursos manteve sua bela interface e seu uso intuitivo.
A seção Express Organizer, agora proporciona que você crie pastas para armazenar os arquivos carregados da maneira que bem entender. Isso possibilita a organização do seu acervo de maneira personalizada, o que proporciona maior produtividade.
Por sua vez, o segmento Express Uploader teve um aperfeiçoamento interessante: basta o usuário arrastar e soltar a figura desejada para a janela do Photoshop.com para realizar o upload. Muito mais prático e ágil!
A grande novidade fica por conta do Express Slideshow. É isso mesmo que você imaginou ao ler o nome da ferramenta, o serviço agora disponibiliza recursos para que os usuários criem apresentações de slides – muito útil para montar palestras.
O serviço na palma da sua mão
O Photoshop.com tem ganhado muita força entre os usuários da telefonia móvel. O serviço de manipulação de imagens já tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOS e Android (plataformas desenvolvidas pela Apple e Google, respectivamente), gerando a portabilidade de uma ferramenta desse gênero dificilmente encontrada anteriormente.
Esses formatos ainda precisam de melhorias, no caso dos smartphones que utilizam o Android não é possível baixar as fotos armazenadas no serviço para o aparelho ou não se podem esconder Barras de ferramentas que atrapalham sua usabilidade, por exemplo. Apesar desses detalhes, o potencial desse modo de trabalho é enorme. Você consegue fotografar, editar a figura e compartilhá-la em poucos minutos, com todos os recursos na palma da sua mão!
0 comentários:
Postar um comentário